segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dinâmica Congresso das Flores

CONGRESSO DAS FLORES


Certa vez, no reino da floresta encantada, no dia dos amigos (um dia muito comemorado na floresta), o REI GIRASSOL convocou todas as flores para um congresso. Um congresso muito importante, pois o tema em questão era: – “o que é a amizade?” Todas as flores se prepararam para o tal congresso, com seus perfumes característicos (cada uma no reino tinha o seu próprio e todas sabiam que cada perfume era importante para o reino). E elas se arrumaram muito, pois falar de amizade naquele reino era a coisa mais importante. Sabiam que cada amigo era um tesouro extremamente valioso. O primeiro a falar foi o Amor Perfeito que, com todo respeito, foi logo dizendo que amizade era distribuir apertos de mão a todos que encontrava. E as OUTRAS FLORES concordaram.

A HORTÊNCIA logo em seguida se levantou e disse que ser amigo para ela era sorrir sempre, em qualquer situação. E as OUTRAS FLORES concordaram.

O JASMIM, cheio de encanto, olhou todas as flores presentes e murmurou: “ser amigo é acariciar a todos”. E as OUTRAS FLORES concordaram.

A ROSA, cheia de charme, disse que amizade era mais, era beijar a todos que encontrar. E as OUTRAS FLORES concordaram.

O LÍRIO, muito afetuoso, na sua vez de falar, com os braços erguidos, disse que amizade era dar abraços em todos. E as OUTRAS FLORES concordaram.

A AZALÉIA, muito transcendental, comentou que sendo os olhos o espelho da alma, ser amigo era ter o olhar sempre terno. E as OUTRAS FLORES concordaram.

Mal a AZALEIA sentou,

o CRISÂNTEMO, muito autoritário, se ergueu e disse imponente: – “ser amigo é passar um sabão no outro, sempre que necessário.” E as OUTRAS FLORES concordaram.

A ORQUÍDEA, na sua vez, muito tímida e discreta, que quase nunca dá palpites, sussurrou bem baixinho: “ser amigo é saber ouvir o outro.” E as OUTRAS FLORES concordaram.

A MARGARIDA, que já não se agüentava mais quieta, pois quase sempre queria falar sem ser sua vez, finalmente pôde dizer empolgada que ser amigo era exclamar sempre, a qualquer lugar: – “eu adoro vocês!” E as OUTRAS FLORES concordaram.

De repente, um vento forte, mas muito forte soprou, soprou tanto que as FLORES já estavam quase voando, tão delicadas que eram, e por certo voariam se não tivessem se unido. FLORES GRANDES, FLORES PEQUENAS, de todas as cores, ali no reino, unidas para superarem aquele vento forte que logo, logo iria embora. Ficaram umas segurando nas outras, até que tudo voltasse ao normal. E voltou! Nossa, que alegria!
O REI GIRASSOL, muito compassivo, aproveitou o momento para finalizar o congresso. Concluiu que o aperto de mão, o sorriso, o carinho, o beijo, o abraço, o olhar terno, o sabão na hora certa, o saber ouvir, o falar o que sente sinceramente, tudo isso era muito importante e que se manifestando do jeito que fosse, o principal na amizade era a união no ideal e no amor. Felizes, todas as FLORES concordaram. E no reino encantado se encantou muito mais.

Jogos Matemáticos

Jogo de quantidades e noção de dezena


- Cada aluno recebe uma folha de sulfite e deverá dividi-la em 3 partes na horizontal. Terá então, 3 campos.

O grupo receberá vários palitos de sorvete ou canudinhos de refrigerantes – podem ser da mesma cor, neste momento o trabalho é apenas com quantidades, borrachinha/elástico de dinheiro e um dado (uns com bolinhas, outros com números de 1 a 6).

Como jogar:

Esclarecer que os 3 campos são: da esquerda para a direita.

Campo 1: palitos ou canudinhos soltos.

Campo 2: grupos de montinhos de palitos ou canudinhos.

Campo 3: grupos dos montões de palitos ou canudinhos.

Regra: Cada participante joga o dado e pega a quantidade de palitos conforme a quantidade ou número sorteado. Como é o jogo do nunca 10, toda vez que conseguir 10 palitos, pega um elástico enrola-o nos 10 palitos e coloca-os no campo 2. Quando conseguir 10 montes de 10 palitos, envolve-os com o elástico e coloca-os no campo dos montões(3). A 1ª que conseguir chegar no campo 3 ganha o jogo. Enquanto não se conseguir 10 palitos, eles ficam no campo dos palitos soltos – campo 1.



Noção da dezena (quanto falta para 10 e quanto passou de 10)

Jogo dos dados

Materiais: 2 dados numerados de 1 a 6 e tabela de registro para cada aluno (ver anexo);

Como jogar:

• Tira-se par ou ímpar para dar início ao jogo;

• O primeiro jogador lança os dois dados e registra o número indicado para cada dado na sua folha de registro, soma e faz o raciocínio do quanto falta para 10 e quanto passou de 10.

• Ao final do jogo, os pontos de cada aluno poderão ser somados e ganha quem conseguiu maior ou menor número de pontos. Ou outras possibilidades de exploração.

Uso de quantificadores: muito, pouco, mais, menos, a mesma quantidade na construção do número.

Esvaziando o prato

Objetivo: Trabalhar noção de mais, menos, de correspondência, de tirar e de quantidade.

Materiais:

Pratos de papelão; 10 a 20 tampinhas coloridas para cada prato; 1 ou 2 dados.

Como jogar:

O professor prepara o material, explicando aos jogadores para que eles, em dupla, com 10 ou 20 tampinhas em cada parto, se revezem jogando os dados e retirando as tampinhas de acordo com a quantidade indicada no(s) dado(s).

Variação: Esse jogo poderá ser realizado de forma inversa: de acordo com a quantidade indicada no(s) dado(s), pegar as tampinhas, colocando-as no prato, somando as quantidades.


Uso de quantificadores: muito, pouco, mais, menos, a mesma quantidade na construção do número.
Esvaziando o prato

Objetivo: Trabalhar noção de mais, menos, de correspondência, de tirar e de quantidade.

Materiais:

Pratos de papelão; 10 a 20 tampinhas coloridas para cada prato; 1 ou 2 dados.

Como jogar:

O professor prepara o material, explicando aos jogadores para que eles, em dupla, com 10 ou 20 tampinhas em cada parto, se revezem jogando os dados e retirando as tampinhas de acordo com a quantidade indicada no(s) dado(s).

Variação: Esse jogo poderá ser realizado de forma inversa: de acordo com a quantidade indicada no(s) dado(s), pegar as tampinhas, colocando-as no prato, somando as quantidades.





Observação das semelhanças e diferenças entre os sólidos e formas geométricas

1) Objetos para apalpar - Saco de TNT ou outro material, com diversos objetos (de metal, madeira, vidro, ásperos, lisos, grandes, pequenos, arredondados, com formas quadradas, retangulares, cilíndricas etc. Deixa-se um objeto a ser escolhido (em destaque) ou seja, em um local visível a todos os professores para fazer a comparação do mesmo, em relação ao tamanho, com o objeto que será apalpado pelos professores.Passa-se o saco aos alunosque deverão apalpar os objetos, sem vê-los e escolher um deles para falar sobre o mesmo, ao mesmo tempo que o apalpa (é arredondado, parece de metal, é pequeno em relação ao objeto em destaque etc e lê tentará adivinhar que objeto é esse. Assim que adivinhar, retira o objeto do saco e aguarda os demais retirarem o seu objeto.



2) São colocados em local, visível a todos os alunos, os sólidos geométricos confeccionados de papel cartaz preto.

• A professora destaca um deles e pergunta aos alunos se o objeto que retiraram do saco se assemelha ao objeto em destaque. (Comparação de sólidos – planos e arredondados).

• Solicita para que o coloque no chão junto ao sólido destacado, formando um grupo de sólidos semelhantes.

• Depois, destaca outros que se pareçam com os objetos retirados pelos alunos e procede da mesma forma anterior.

• Em seguida pega um dos objetos e faz o contorno dos seus lados na lousa (para mostrar de onde vêm as figuras geométricas) e como ocorre a planificação dos sólidos transformando-os nas conhecidas figuras planas: círculos, quadrados, triângulos e retângulos.

• Depois, solicita que peguem do chão, o objeto que retiraram do saco e distribui uma folha de papel colorido (folha de papel dobradura) para que façam o contorno do objeto em diferentes posições, várias vezes na folha. Em seguida devem recortar os contornos, obtendo peças nas mais diferentes formas: circulares, quadradas, retangulares etc.

• Formarão grupos e com as peças recortadas deverão montar um painel (papel kraft ou pardo) utilizando todas as peças. Pode ser um painel temático, com figuras, objetos, paisagens ou abstratos, coloridos ou de uma só cor (a critério).

• Cada grupo apresentará o seu painel, explicando os critérios utilizados e a professora mediará a apresentação, levantando os conteúdos trabalhados no painel e desde o início da atividade ( houve classificação por forma, cor, elaboração de figuras, paisagens? Ou foi uma produção abstrata?). Mostrar obras de arte onde as formas geométricas são predominantes.....(Mondrian, por exemplo – conhecem outras?)



2) Dados gigantes com os critérios: cor, forma, tamanho e espessura para o trabalho com blocos lógicos.

Os blocos lógicos são colocados no chão, de modo que todos possam visualizá-los. A docente diz que essa atividade tem o poder de filtrar todas as peças ou blocos lógicos em uma só: vamos ver quem vai adivinhar qual é? Solicita que dêem um palpite: será uma peça quadrada, azul, pequena e fina ou uma peça circular, vermelha, grande e grossa? Quem adivinha?) Então, joga o dado das cores, chama um aluno e solicita que classifique as peças conforme a cor sorteada. Depois joga o dado da forma e solicita outro aluno para classificar as peças anteriormente selecionadas pela cor, conforme a forma indicada no dado. Em seguida, joga o dado do tamanho e pede a mais um aluno que classifique as peças anteriormente classificadas pelos colegas, separando-as pelo tamanho e, finalmente joga o dado da espessura, chamando outra voluntária para encontrar a peça final. Quem adivinhou qual era a peça final?



OBS.:Percebam a linguagem: peças quadradas e não, quadrado. Quadrado, é o contorno das peças. Peças arredondadas e não, círculos, peças triangulares e retangulares.


Noções das possibilidades operatórias da adição, subtração, divisão e multiplicação

- BOLICHE

Conteúdo: Números, noções das operações da adição.

Competências e habilidades. Contagem e comparação de quantidades, reconhecimento, leitura e escrita dos números.

Material: Garrafas pet e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. A bola pode ser de borracha ou feita de meia.

Como jogar:

Cada criança joga a bola para derrubar o maior nº de garrafas. O professor pode pedir às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram. Para isso elas devem ter à mão: palitos, tampinhas, cartões com números escritos, papel branco e lápis; e podem escolher como desejam fazer a marcação dos seus pontos. Em sala, o professor estimula o registro, seja em grupos ou numa tabela coletiva. Este registro pode ser feito colando-se os palitos ou tampinhas ao lado do nome de cada criança e para as crianças que á reconhecem os números, com a escrita convencional, obetndo-se registro semelhante a:



André I I I I 4

Mariana I I I I I I I 7

Pedro I I I I I I 6



A partir daí, o professor pode propor oralmente uma série de problemas:

• Quem derrubou mais garrafas?

• Quantas garrafas o Pedro derrubou a mais que o André?

• O que acontece se o André derrubar mais 3 garrafas?



Esta pode ser a oportunidade do professor mostrar aos alunos os sinais convencionais das operações.


Jogo – Boliche



Problematização:

Quantos pontos eu fiz? I I I I I I

Qual é o maior número da tabela? I I I I I I I I

E o menor? I I I I

Se fiz I I I I I I I pontos, o meu amigo A I I I I pontos e o meu amigo B I I I I I I I I pontos. Juntos fizemos I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I pontos.

BINGO DE ANIMAIS

BINGO DE ANIMAIS – CIÊNCIAS – NATUREZA E SOCIEDADE


  •  Cartela feita com 6 a 8 animais pode ser com palavras ou figuras depende da idade da criança.
PERGUNTAS PARA O BINGO
1. Animal vertebrado, com o corpo coberto de penas....Ele termina com a sílaba TO.

2. Animal que nasce da barriga da mãe, tem pêlos, sangue quente e começa com a letra G.

3. Animal que possui carapaça e anda bem devagar.

4. Animal que vive na água e começa com a letra B.

5. Animal que rasteja e tem picada venenosa.

6. Animal selvagem que tem juba.

7. Animal que nos fornece o leite.

8. Animal que tem o sangue frio e coacha.

9. Animal que vive na água e tem o corpo coberto de escamas.

10. Animal que vive na selva e tem listras.

11. As aves nascem de?

12. Ave que tem o bico longo e começa com a letra T.

13. Animal preto e branco que vive em lugares muito frios.

14. Animal que tem tromba.

15. Animal que carrega sua casa e começa com a letra C.

16. Animal que não é vertebrado, não tem ossos e produz o mel.

RESPOSTAS UTILIZADAS NA CARTELA

PATO PEIXE ZEBRA BALEIA

ELEFANTE PINGÜIM SAPO LEÃO

VACA TUCANO CARACOL ABELHA

TARTARUGA COBRA OVOS GATO